Brasil representa quase 50% do mercado de Serviços de Data Center na América Latina, porém outros países como Mexico, Colombia, Chile e Peru irão aumentar sua representatividade no total do mercado até 2021

SÃO PAULO, Brasil – 16/02/2017 – Na medida em que o mercado de data center se aproxima da maturidade, usuários estão mais cientes dos benefícios da terceirização de infraestrutura. Em consequencia, os players de data center estão expandindo e construindo novos sites devido a crescente demanda, atraindo investimentos de fundos de private equity.

“A necessidade de soluções de tecnologia não é exclusiva dos departamentosde TI”, disse o analista da Industria de Transformação Digital da Frost & Sullivan Mauricio Chede. “Áreas como marketing, vendas e finanças estão demandando e adquirindo soluções de TI para suas operações, impulsionando os provedores a serem mais consultivos, apresentando as melhores soluções de tecnologia que se adequam a cada departmanto da empresa”.

Data Center Services Market in Latin America, Forecast to 2021 é parte do portal de IT Services & Applications da Frost & Sullivan. A receita desse mercado na América Latina em 2016 foi de $2,87 bilhões e a projeção de receita é de $4,37 bilhões para 2021.Hosting dedicado foi o serviço mais demandado em 2016 com 49,2% de representatividade, seguido por disaster recovery com 21,3%, storage com 19,4% e colocation com 10,1%. Apesar de serviços de colocation sofrerem com comoditização e baixas margens, existem provedores que focam suas estratégias em oferecer esse serviço, para players de cloud computing ou empresas que não possuem infraestrutura local e alugam espaço dentro dos data centers.

Brasil representou 47,6% do mercado total em 2016, seguido por Mexico com 25,8%, Chile 8,5%, Colombia 7,6%, Argentina 6,7% e Peru com 3,8%.

Clique aqui para acesso complementar a mais informações sobre essa análise e para se registrar no Growth Strategy Dialogue, um briefing gratis com os analistas da Frost & Sullivan.

Devido a alta competição e demandas dos clientes, ofertas tradicionais de data center não são mais suficientes. Provedores precisam oferecer serviços de mais alto valor agregado como por exemplo serviços gerenciados de computação na nuvem para se manterem competitivos, evitando comoditização e prevenindo erosão de preços vindo das ofertas mais tradicionais.

Clientes preferem a flexibilidade do pagamento por uso proporcionado pela computação na nuvem. De modo similar, serviços gerenciados vão inaugurar uma era de modelos híbridos que combina infraestrutura com serviços que consigam se adequar as principais necessidades dos clientes.

Data Center Services Market in Latin America, Forecast to 2021

K10B-72